Situação Crítica - Barragem de Taió está vertendo. Situação pode ser acompanhada de forma on-line.

Data de publicação: 26/04/2010

Barragem Taió - Vertedouro

O DEINFRA comunica que no dia de hoje, às 13h37, o nível máximo do reservatório da barragem de Taió foi atingido. A partir deste momento, as águas estão passando pelo vertedouro da barragem.

Os técnicos do DEINFRA, coordenados pelo Gerente de Obras Hidráulicas do DEINFRA, Guilherme Bressiane, estão no local para atuar em conjunto com os órgãos de defesa civil da região. O objetivo é monitorar a vasão de água no reservatório e operar, de forma sincronizada, a abertura e o fechamento das comportas.

As outras duas barragens coordenadas pelo DEINFRA, Ituporanga e José Boiteux, operam de forma regular (33% e 52% respectivamente), o que garante a sustentabilidade do sistema (*)  integrado de barragens.

Todo o monitoramento da situção atual das barragens pode ser acompanhado de forma on-line, pelo site do DEINFRA (http://www.deinfra.sc.gov.br/barragens/situacao-em-tempo-real).

(*) O que é o Sistema Integrado de Barragens:

As três barragens compõem um sistema de prevenção a cheias no Vale do Itajaí e operam de forma coordenada, a partir de um modelo matemático que utiliza as seguintes informações:

• Volume de água nos reservatórios das barragens, por meio de leituras telemétricas;
  • Nível do(s) rio(s) a jusante das barragens;
  • Nível do(s) rios(s) a montante das barragens;
  • Indicativos de precipitação (chuvas) nas regiões a jusante e a montante das barragens, entre outras informações técnicas.

Tal sistema controla o volume de água que cada barragem deve reter ou liberar, evitando que as cidades a montante das barragens sejam afetadas. Juntas, as barragens tem capacidade de acumular 540 milhões de m³ de água.

Fonte: GETIN/GEROH

Veja mais imagens:

Clique nas imagens para ampliar