Governo do Estado de Santa Catarina
Ouvidoria Doadores
DEINFRA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA Governo do Estado de Santa Catarina SIE

Notícias

Barragens do alto Vale do Itajaí terão novo sistema de monitoramento

Data de publicação: 22/09/2009

Novo Sistema de Monitoramento.

O governo de Santa Catarina, através do DEINFRA, inaugurará em breve o novo sistema de monitoramento das barragens do alto vale do Itajaí. Utilizando tecnologia de ponta, o novo sistema será operado remotamente, via satélite.
 
Existem três barragens no alto vale do Itajaí: Barragem Norte, em José Boiteux, Barragem Sul, em Ituporanga e Barragem Oeste em Taió. A partir da instalação do novo sistema de monitoramento e operação, elas vão operar por meio de um sistema eletrônico. Com a medição, via satélite, do volume nos reservatórios, o novo modelo vai permitir que o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) controle e acione a abertura de comportas pela internet.
 
A previsão é de que o Sistema de Monitoramento e Acionamento Remoto Via Satélite, que se encontra em fase final de testes, comece a funcionar em até 30 dias, conforme o gerente de Obras Hidráulicas e Barragens do Deinfra, Guilherme Rodolfo Bresciani.
 
Técnicos do órgão e autoridades designadas receberão uma senha para acessar o sistema onde houver internet. O próprio software vai sugerir a abertura ou não da comporta. O novo modelo também permitirá que a população acompanhe em tempo real o volume de água nos reservatórios e tenha acesso à imagens das barragens. As informações estarão disponíveis no site do Deinfra.
 
Um sistema de Comunicação Via Rádio, que interliga as três barragens com a Defesa Civil de Rio do Sul, também foi instalado e está operando normalmente. O investimento somou R$ 900 mil, do governo federal e estadual.
 

 

 
O Sistema:
 
O que são barragens?
São paredões que servem para conter o curso do rio que avança para as cidades. Quando o volume de chuva é grande, a barragem serve como obstáculo, freando a velocidade do curso do rio e evitando que a água invada os municípios.
 
Quando elas são abertas?
Quando o acúmulo de água excede a capacidade do reservatório, as estruturas são abertas, gradativamente, para evitar alagamentos no entorno das barragens. Também quando o nível do rio itajaí-açu está diminuindo e não há mais risco de cheia. O DEINFRA decide se abre ou fecha as comportas. Da sede em Florianópolis a decisão era comunicada aos operadores das barragens. Com este novo sistema será possível abrir e fechar automaticamente da Capital, diminuindo drasticamente o tempo de resposta às contingências de cheias na região do vale do Itajaí.
 
Como funciona?

Sensores instalados nas barragens captam e transmitem informações sobre o nível das águas, via satélite, para o DEINFRA. Mediante os dados recebidos são tomadas as decisões de abertura ou fechamento das comportas.

Fonte: Gerência de Obras Hidráulicas - GEROH

 
 

Veja mais imagens:

Clique nas imagens para ampliar

DEINFRA-SC - Departamento Estadual de Infraestrutura
  • Rua Tenente Silveira, 162 - Edifício das Diretorias - Centro
  • Florianópolis - SC - 88010-300
  • +55 48 3251-3000
  • www.deinfra.sc.gov.br
  • COMO CHEGAR