Governo do Estado de Santa Catarina
Ouvidoria Doadores
DEINFRA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA Governo do Estado de Santa Catarina SIE

Notícias

Ponte Hercílio Luz recebe segunda trelliça de sustentação que permitirá trabalho de restauração

Data de publicação: 2016-01-12

Fpolis - 12/01/2016. Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Começou a ser erguida nesta terça-feira, 12, a segunda das cinco treliças que vão garantir a estrutura necessária para a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante o trabalho de restauração. As treliças farão a ligação entre as quatro torres construídas.

Todo o complexo formará a chamada "ponte segura", que sustentará a Hercílio Luz para que peças sejam trocadas e o trabalho de restauro seja realizado com segurança. A construção da ponte segura está sendo realizada pela empresa Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte.

O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, e o engenheiro fiscal da obra de reabilitação e recuperação da ponte, Wenceslau Diotallevy, visitaram o local nesta terça.

Agostini destacou o bom andamento dos trabalhos. “Hoje está sendo içada a segunda treliça, um momento importante da obra e uma parte muito complexa. O tempo colaborou para o início dos trabalhos já pela manhã. As equipes continuam trabalhando nesta quarta, com a solda da treliça. Temos certeza de que o cronograma será cumprido, a exemplo da outra etapa realizada pela empresa Empa”, explicou. O presidente do Deinfra lembrou, ainda, que a terceira treliça está na etapa final de montagem no canteiro de obras e, em breve, também poderá ser içada.

A obra

Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial para a conclusão da etapa da ponte segura, o Estado contratou a empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.

No dia 6 de outubro, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que farão a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, etapa que está sendo executada atualmente. O investimento é de R$ 11,4 milhões, e o prazo previsto também é de 180 dias (até abril deste ano).

Já se preparando para a próxima etapa das obras, em dezembro de 2015, o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para executar também a última fase dos trabalhos, sem necessidade de licitação diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Com o objetivo de garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc). O Governo do Estado ainda está avaliando a proposta em debate com os demais poderes.

Histórico

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 - entre novembro de 1922 e maio de 1926 - pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

Quando concluída, a ponte será reincorporada ao sistema viário de Florianópolis, melhorando a mobilidade urbana.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC

 

Veja mais imagens:

Clique nas imagens para ampliar

DEINFRA-SC - Departamento Estadual de Infraestrutura
  • Rua Tenente Silveira, 162 - Edifício das Diretorias - Centro
  • Florianópolis - SC - 88010-300
  • +55 48 3251-3000
  • Horário de atendimento ao público:
  • De segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h
  • www.deinfra.sc.gov.br
  • COMO CHEGAR